Título: Copom faz o esperado e juro cai 0,5 ponto
Autor: Renée Pereira e Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/07/2006, Economia & Negócios, p. B1

O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu em 0,5 ponto porcentual a taxa básica da economia (Selic), para 14,75% ao ano - o menor juro nominal desde março de 1975. A decisão, unânime e sem viés, mais uma vez confirmou a aposta majoritária do mercado financeiro, mas não comoveu o setor produtivo, que pede mais agressividade aos dirigentes do Banco Central (BC). Apesar de a taxa nominal estar no menor nível dos últimos 31 anos, o juro real brasileiro continua o maior do mundo. Com o resultado de ontem, o índice caiu para 9,9% ao ano, segundo dados da consultoria UP Trend.

Ao término da reunião, os dirigentes do BC divulgaram comunicado idêntico ao do encontro de maio. "Dando prosseguimento ao processo de flexibilização da política monetária, iniciado na reunião de setembro de 2005, o Copom decidiu por unanimidade reduzir a taxa Selic para 14,75% ao ano, sem viés, e acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária."

A redução de ontem foi a nona seguida, desde setembro do ano passado. De lá para cá, a Selic caiu 5 pontos porcentuais, de 19,75% para 14,75% ao ano. Apesar da queda, as taxas de juros cobradas do consumidor em várias modalidades de crédito continuam exorbitantes, segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), chegando a 272% ao ano.