Título: Lula sobre FHC: dor-de-cotovelo
Autor: Vera Rosa e Ana Paula Sicinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2006, Nacional, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou que seu antecessor Fernando Henrique Cardoso demonstrou "dor-de-cotovelo" ao atacá-lo na convenção do PSDB paulista, no domingo. Os ataques do tucano freqüentaram ontem a reunião reservada da coordenação política do governo - a primeira depois que Lula assumiu oficialmente a candidatura à reeleição. O diagnóstico foi de que o ex-presidente não só demonstrou destempero verbal como passou recibo do desespero com o favoritismo de Lula nas pesquisas de intenção de voto.

No primeiro evento público como candidato, contudo, Lula evitou a polêmica. Em discurso de improviso, ontem, ao participar em São Paulo do jantar comemorativo dos 50 anos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o presidente centrou o foco em assuntos econômicos, como o câmbio e o bom desempenho da indústria automotiva, deixando de lado pontos que envolvem a sucessão presidencial.

O comportamento seguiu a estratégia de campanha traçada, que recomenda a Lula não responder pessoalmente aos ataques, escalando sempre alguém para defendê-lo. A missão de ontem ficou com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. Em tom irônico, Tarso disse que Fernando Henrique é "um homem de muita coragem" ao querer comparar seu governo (1995 a 2002) ao de Lula.

"Um presidente que chega ao fim de seus oito anos de mandato com economia estagnada, inflação alta, juros altos, dívida pública quadruplicada, exportações sem financiamento e aceita comparação é realmente corajoso", provocou Tarso.

O novo capítulo da artilharia verbal entre petistas e tucanos começou no sábado, quando, ao lançar sua candidatura na convenção nacional do PT, Lula caprichou na numeralha para argumentar que seu governo foi melhor que o "deles" - forma como se referiu o tempo todo à gestão de Fernando Henrique. Um dia depois, veio o efeito bumerangue: além de rebater as afirmações de Lula, o ex-presidente disse que, no balanço entre as duas administrações, o governo do PT só ganha da gestão do PSDB em corrupção e escândalos. "Estão cacarejando sobre ovos postos por outros", provocou.

"Tirando essa parte avícola, achamos que a sinalização dada pelo ex-presidente Fernando Henrique, de fazer comparações entre os governos, é muito boa para o País e para a democracia", ironizou Tarso. Ao falar sobre as denúncias de corrupção, Tarso também alfinetou. "É uma comparação impossível de ser feita porque, quando quisemos investigar graves fatos do governo dele, como a questão das privatizações selvagens e a suposta compra de votos para reeleição, a sua bancada no Congresso proibiu." O ministro insistiu em que o governo Lula incentivou todas as investigações, mas não disse que o Planalto tentou impedir, sem sucesso, a instalação das CPIs dos Correios e dos Bingos.