Título: Procurador-geral vai pedir mais 30 inquéritos ao Supremo
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2006, Nacional, p. A8

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, informou ontem ao presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), que até o fim da semana deve pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de cerca de 30 inquéritos sobre o envolvimento de parlamentares com o esquema de fraudes nas compras de ambulâncias por prefeituras com recursos de emendas ao orçamento.

"O procurador confirmou que ainda esta semana encaminhará outros pedidos de inquérito", reiterou Biscaia. "É uma coisa em torno do dobro daquela que já está sendo investigada. Ele disse que encaminhou (ao STF) 15 e os outros serão mais ou menos o dobro", calculou o deputado, confirmando informação publicada pelo Estado.

Já tramitam no Supremo, sob sigilo, 15 inquéritos contra parlamentares suspeitos de participação no esquema. A assessoria do procurador-geral informou ontem que de fato ele está concluindo a análise dos novos pedidos, mas disse que não confirmaria números e datas.

Enquanto isso, a CPI quer ter acesso às informações dos inquéritos já instaurados. Para isso, é necessário que o relator dos inquéritos no STF, ministro Gilmar Mendes, autorize o acesso aos dados, já que o caso tramita sob sigilo de Justiça.

De acordo com Biscaia, nas duas primeiras semanas de julho devem ser realizados audiências e depoimentos. "O nosso propósito é, em 60 dias, submeter à CPI um relatório."