Título: Varig cancela 68% dos vôos e terá de pagar tarifa à vista
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

O cancelamento de vôos internacionais e domésticos da Varig atingiu ontem a marca de 68%, segundo a Infraero, estatal que administra os aeroportos brasileiros. Da zero hora até as 17 horas, segundo as estatísticas recolhidas pela Infraero nos 66 aeroportos do País, foram cancelados 136 vôos, de um total de 200 programados para o período.

Do total dos vôos cancelados, 124 eram nacionais e 12, internacionais. A orientação é que as concorrentes da Varig atendam aos passageiros dos vôos cancelados em assentos disponíveis. TAM e Gol anunciaram que estão colocando mais vôos extras para atender à demanda, que tem aumentado nos últimos dias, à medida que se aproxima a alta temporada de julho.

A Infraero confirmou que deve exigir da Varig, a partir da zero hora de sábado, o pagamento à vista, antes de cada vôo, das tarifas de embarques recolhidas dos passageiros. E informou que já comunicou a decisão à direção da companhia. Desde abril, a Varig deve à estatal cerca de R$ 32 milhões em tarifas pagas pelos usuários, o que é um crime de apropriação indébita de recursos públicos.

DÍVIDA A Varig já acumula R$ 1,2 milhão em dívidas com as demais empresas do País, referente ao transporte de passageiros com bilhetes da Varig cujos vôos foram cancelados. A empresa tem até quarta-feira para pagar ou negociar a dívida. "Caso contrário, ela será suspensa da Câmara de Compensação do Transporte Aéreo", afirmou um diretor do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), que abriga a câmara de compensação. Se isso ocorrer, as empresas deixariam de embarcar passageiros da Varig.

De acordo com a assessoria de comunicação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as demais empresas aéreas "não têm nenhuma obrigação" de transportar os passageiros de vôos cancelados da Varig caso não haja perspectiva de pagamento. A Anac não quis antecipar que medida viria a ser adotada para garantir o transporte dos passageiros se houver a expulsão da Varig da câmara de compensação nacional.

"Não podemos falar sobre uma hipótese futura", disse a assessoria da Anac. "A Varig está voando, é uma companhia viva e é ela quem tem que administrar isso." Do total acumulado nos últimos dez dias pela Varig, R$ 900 mil são devidos à TAM e R$ 250 mil, à Gol. A empresa deve ainda R$ 28 mil para a Rico e R$ 11 mil para a OceanAir.

No balanço anterior da câmara de compensação, que faz os acertos entre as empresas a cada dez dias, a Varig acumulou dívida de R$ 500 mil apenas com a Gol. Apesar da falta de caixa, a Varig conseguiu fazer um acordo com a Gol, parcelando a dívida em três meses.