Título: Disputa chega à novela das 8
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2006, Economia & Negócios, p. B1

Enquanto a Varig agoniza, as companhias aéreas concorrentes apareceram nos últimos dias com maior freqüência em comerciais de televisão, rádio e até em campanhas de merchandising na novela das oito, um dos horários mais nobres da TV. As companhias negam que estejam aproveitando a lacuna deixada pela Varig para fixar a sua marca na cabeça do consumidor. Mas, na prática, esse movimento discreto é perceptível.

Na sexta-feira, por exemplo, a TAM promoveu uma ação de merchandising na novela Belíssima, da Rede Globo, criada pela agência Y&R. Quatro modelos da agência Razzle-Dazzle, de Carolina Ferraz no papel de Rebeca, posaram para fotos com os novos uniformes da companhia.

A TAM informa, no entanto, que o merchandising na novela das oito não tem a mínima relação com a crise da Varig e que a ação faz parte de uma grande campanha comemorativa dos 30 anos da companhia, que serão completados no dia 12 do mês que vem.

O pacote publicitário para comemorar o aniversário é composto de anúncios em jornais e comerciais de TV que começaram a ser veiculados na quinta-feira passada, dia 22, exatamente na véspera do prazo limite dado pela Justiça para que o TGV, o grupo de funcionários da companhia, efetuasse o depósito para concretizar a compra da empresa. O ícone da campanha é o tapete vermelho estendido em todos os vôos da empresa.

Enquanto a quase balzaquiana TAM reforça a propaganda para comemorar o aniversário, a recém-nascida OceanAir também aposta na mídia para marcar a sua estréia no mercado. "Planejamos para este ano investir R$ 15 milhões em marketing. Essa verba é cinco vezes maior que a que foi gasta em 2005", afirma o diretor Comercial da empresa, Renato Pascowitch.

O diretor da OceanAir nega que a propaganda, que inclui comerciais de rádio,TV e jornais, iniciada em fins de abril, tenha sido intensificada neste mês por causa da crise da Varig. "Em junho, por causa da Copa do Mundo, fizemos uma campanha específica para vender passagens com preços promocionais na hora dos jogos do Brasil."

Procurada pelo Estado, a direção da BRA não quis falar a respeito. Mas, com a sua entrada em rotas para Lisboa e Madri, a partir de 1º de julho, a empresa voltou à mídia no rádio.

A Gol é a única das concorrentes que até agora não está com campanhas publicitárias no ar, aproveitando o vazio da Varig. Procurada pelo Estado, a direção da companhia não quis comentar a questão.