Título: Taxa para longo prazo deve ter nova queda 5ª-feira
Autor: Vânia Cristino
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2006, Economia & Negócios, p. B6
O governo deve reduzir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) - composto pelos Ministérios da Fazenda e do Planejamento e pelo Banco Central - marcada para quinta-feira, segundo avaliação de fontes oficiais e economistas ouvidos pelo Estado. A TJLP, que é referência para os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), foi reduzida, há três meses, de 9% para 8,15% ao ano, na primeira decisão de importância da equipe econômica após a posse do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Na semana passada, Mantega se reuniu com o presidentedo BC, Henrique Meirelles, para tratar do assunto. Na reunião teria ficado acertada mais uma queda na TJLP. Uma TJLP mais baixa vinha sendo defendida por Mantega antes de assumir a Fazenda. À frente do BNDES, quando a taxa estava em 9%, Mantega dizia que ela poderia estar em 7%.
Mas é muito pouco provável que a taxa caia para esse nível na próxima quinta. A hipótese mais provável é de que o corte seja inferior ao 0,85 ponto percentual da última decisão do CMN, há três meses. ¿Por conta do cenário de turbulência externa e seu impacto no risco país a tendência que vejo é de uma redução na taxa nesta e na próxima reunião (daqui a três meses), mas em ritmo um pouco menor¿, afirma o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Thadeu Filho. Ele prevê redução de 0,25 a 0,50 ponto porcentual.
A economista do Banco ABN Amro, Zeina Latif, concorda que a tendência é de queda, mas não arrisca um número. ¿É difícil prever, porque é uma decisão arbitrária.¿
Na quinta-feira, o CMN também decide a meta de inflação para 2008. A avaliação geral é de que a meta de 4,5% será confirmada para 2007 e mantida para o ano seguinte.