Título: Presidente muda de idéia e não vai a inauguração
Autor: Fausto Macedo
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/06/2006, Nacional, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou, em cima da hora, sua presença na inauguração do novo Centro de Oncologia do Hospital das Clínicas, em São Paulo, alegando que não queria criar problemas com a legislação eleitoral, que proíbe a presença de candidatos nesses atos a partir de amanhã.

Após visitar a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, responsável pelo HC, Lula anunciou a decisão no encerramento de seu discurso, durante cerimônia no auditório da instituição. O Centro de Oncologia foi construído com recursos do governo de São Paulo, à época em que o governador era seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB).

"A priori, me pediram para vir aqui inaugurar o Instituto de Oncologia, e eu viria aqui mesmo que o instituto tivesse sido feito pelo ACM (o senador Antonio Carlos Magalhães). Não teria nenhum problema, o que interessa para mim é o resultado final, mas, para evitar polêmica num período em que tudo que a gente faz antes sendo normalidade vira anormal, eu prefiro me despedir de vocês aqui", declarou.

Ele disse que não citaria os nomes dos deputados presentes para não ser acusado de fazer campanha. Mas pouco antes citou os senadores petistas Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy, candidatos ao governo e ao Senado.

Em seu discurso, depois de ouvir a apresentação de três projetos do HC, o presidente afirmou que "dinheiro já não é o grande problema da saúde", mas sim a burocracia e falhas de gestão.

Encerrado o evento, Lula fez uma visita rápida ao líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), internado no Instituto do Coração. Chinaglia, que convalesce de um acidente automobilístico desde a semana passada , deve deixar hoje a UTI.