Título: Itamar perde para Newton Cardoso no PMDB-MG
Autor: Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/06/2006, Nacional, p. A6

O ex-governador de Minas Newton Cardoso foi escolhido ontem candidato do PMDB estadual ao Senado, vencendo por 70% dos votos dos convencionais o ex-presidente Itamar Franco. A vitória de Cardoso representa um forte indicativo de aliança entre PT e PMDB na sucessão estadual.

A decisão sobre a coligação ficou para hoje, quando acontece a convenção petista. Durante a convenção peemedebista, a executiva estadual do partido recebeu a delegação para decidir sobre a coligação. A cúpula do PMDB mineiro já havia aprovado uma aliança com o PT, na qual indicaria o vice na chapa de Nilmário Miranda e o candidato ao Senado. Na última hora, recebeu também uma proposta de aliança do PSDB e apoio à reeleição do governador Aécio Neves (PSDB). A derrota de Itamar atinge também o governador tucano, que o apoiou abertamente.

Integrantes de uma claque de apoio ao ex-governador brigaram com simpatizantes de Itamar. Uma porta de vidro do hotel onde era realizada a convenção foi destruída. Duas pessoas ficaram feridas.