Título: Programa de inclusão de estudantes carentes da USP causa divergências
Autor: Rosa Costa e Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/06/2006, Nacional, p. A12

Na maior instituição de ensino superior do País, a Universidade de São Paulo (USP), ainda não se fala em cotas. Mas um programa de inclusão de estudantes carentes, chamado Inclusp, foi lançado no mês passado e já causa polêmica.

Ele prevê que, a partir do vestibular deste ano, jovens que estudaram em escolas públicas ganhem bônus de 3% na nota no exame. O Inclusp não dá benefícios a estudantes conforme a raça. Nesta semana, mais de 90 professores da USP divulgaram um manifesto pedindo que as novas regras do vestibular fossem mais discutidas e apresentadas de forma clara.

A USP é responsável pela prova da Fuvest que, com mais de 150 mil candidatos, é a maior e mais disputada no País. O Inclusp indica que o exame deve passar a ter questões interdisciplinares, o que priorizaria o raciocínio, não o conteúdo. Dessa maneira, também seria facilitado para estudantes de escolas públicas. A reitoria da USP, no entanto, ainda não divulgou como exatamente será o exame.

As inscrições começam em setembro. Está previsto ainda o chamado Sistema de Avaliação Seriada, em que alunos de escolas públicas fariam provas a cada ano do ensino médio e as notas contariam na Fuvest. Opositores do Inclusp acreditam que o programa abre precedente para as cotas, que tradicionalmente são rejeitadas por grande parte dos professores na USP.

O mesmo ocorre na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que criou um sistema de pontuação no vestibular que leva em conta a origem e a raça dos estudantes. Desde 2005, quem estudou na rede pública ganha 30 pontos a mais no vestibular. Negros e índios recebem outros 10 pontos.

Estudos da Unicamp mostram que esses estudantes, depois que ingressaram na instituição, se saíram melhor no curso que os demais. O primeiro estudo completo sobre o programa foi divulgado neste mês e concluiu que em 31 dos 56 cursos as notas dos alunos carentes são as melhores.