Título: Até 2ª-feira, 21 de 46 rotas são suspensas
Autor: Alberto Komatsu e Mônica Ciarelli
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/06/2006, Economia & Negócios, p. B5

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) considerou "tranqüilo", apesar de alguns problemas registrados, o primeiro dia da segunda etapa do plano de emergência para atender passageiros da Varig em razão de cancelamentos de vôos. O plano, que consiste no endosso de bilhetes da Varig por outras companhias, foi acionado ontem diante da decisão da companhia de suspender 21 das 46 rotas nacionais e internacionais até a próxima segunda-feira.

Em nota divulgada à noite, a Anac relatou que no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), por exemplo, foram registradas 30 reclamações (verbais e por escrito) na representação da agência por passageiros da Varig que tiveram problemas para embarcar em vôos de outras companhias. "Segundo os fiscais da Anac no aeroporto, os usuários foram atendidos ao longo do dia", afirma a nota.

Em Nova York, uma das rotas que continuará a ser operada pela Varig, a Anac disse que houve atraso no embarque de 50 clientes da empresa que deveriam voltar ao Brasil. Desse total, a Anac disse que 15 passageiros tiveram a volta garantida pela TAM, outros 8 seriam trazidos por outras companhias ao longo da noite e os demais 27 que restaram "foram encaminhados para hotéis e deverão voltar sexta-feira para o Brasil". Ainda foram registrados problemas de reembarque no México de 23 clientes da Varig e 2 desses só voltarão hoje.

De acordo com a Infraero, que administra os 66 aeroportos brasileiros, a Varig cancelou ontem de 0h até a tarde 62% dos 275 vôos internacionais e domésticos programados para o período. Entre os destinos nacionais, dos 234 vôos que estavam previstos, 149 foram cancelados, o que representou uma taxa de cancelamento de 63,6%. Dos 41 vôos internacionais que deveriam ser feitos, 21 foram cancelados, ou seja, 51,2% .

Das rotas suspensas pela Varig até a próxima segunda-feira, quando será reavaliada essa decisão, 9 são para o exterior: Paris, Milão, Madri, Munique, Los Angeles, Cidade do México, Montevidéu, Assunção e Bogotá. Foram mantidas as viagens para Nova York, Miami, Frankfurt, Londres, Buenos Aires, Lima, Santa Cruz de La Sierra, Santiago, Caracas, Aruba e Copenhague.