Título: Líder sírio eleva nível de prontidão dos militares
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/08/2006, Internacional, p. A13

DAMASCO - O presidente da Síria, Bashar Assad, ordenou ontem às Forças Armadas que elevem o nível de prontidão e prometeu não abandonar o apoio à resistência dos libaneses contra Israel. EUA e Israel acusam a Síria e o Irã de estar por trás da decisão do grupo xiita de capturar dois soldados israelenses, no dia 12, iniciando o atual conflito.

¿Estamos enfrentando circunstâncias internacionais e desafios regionais que requerem precaução, alerta, prontidão e preparo¿, disse Assad, num comunicado por escrito aos militares, por ocasião de uma celebração do aniversário de fundação do Exército. ¿A guerra bárbara de aniquilação que o agressor israelense está lançando contra nosso povo no Líbano e na Palestina aumenta em ferocidade.¿ Apesar do tom beligerante de Assad, Síria e Israel têm deixado claro não ter interesse em atacar um ao outro.

IRÃ

O ministro de Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, fez ontem uma visita ao Líbano e se reuniu com seu colega francês, Philippe Douste-Blazy, que se empenha em buscar um acordo para um cessar-fogo. Douste-Blazy disse que o Irã é um ¿interlocutor significativo e respeitado no Oriente Médio¿ e desempenha um ¿papel estabilizador¿. Essa posição contraria a política americana para a região.