Título: Brasileiro é acusado de matar em lipo ilegal nos EUA
Autor: Karine Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/08/2006, Vida&, p. A19

O brasileiro Luiz Carlos Ribeiro, de 49 anos, foi preso no domingo à noite, no condomínio Bishops Gardens, na cidade de Framingham (Massachusetts). Ele é acusado de exercício ilegal da medicina, homicídio e tráfico de drogas. Ribeiro realizava cirurgias plásticas e lipoaspiração no porão de sua casa. Ele não tinha autorização da FDA, órgão responsável pelo controle de saúde nos EUA.

Ribeiro foi preso logo depois que a paciente Fabiola de Paula, de 23 anos, foi submetida a uma lipo e morreu. A jovem, natural de Sanclerlândia (GO), estava havia seis anos nos EUA e trabalhava para uma família americana.

A polícia procura provas contra Ribeiro e quer saber de que maneira ele atraía pacientes. Acredita-se que ele não trabalhava apenas na companhia da mulher, Miranda Ribeiro, de 49 anos, que também foi detida. Durante a prisão, os policiais encontraram várias evidências que os incriminavam, como equipamentos cirúrgicos. Ontem pela manhã, investigadores retornaram ao local onde o casal morava e encontraram mais provas contra eles.

O brasileiro Itacide de Oliveira, de 26 anos, natural de Jaru (RO), era vizinho do casal. Oliveira conta que viu quando seis policiais saíram carregando sacolas com pertences de Ribeiro. "A maior parte das coisas foi retirada do porão, onde o médico realizava as cirurgias", comenta ele.

Oliveira revela que sabia das atividades do brasileiro e que chegou a aconselhar amigas a não procurar seus serviços. "Quando soube que ele fazia as cirurgias no porão, fiquei assustado. É inconcebível que alguém possa arriscar a vida desta maneira."

Ontem, quando a notícia da prisão se tornou pública na cidade, uma brasileira ligou anonimamente para um programa de rádio e contou também ter sido vítima do "plástico". Ela contou que fez um tratamento com Ribeiro e que o escolheu por ele cobrar um valor bem abaixo do de mercado. "Sinto dores no corpo, mas jamais imaginei que fosse por causa das cirurgias", ressaltou. Ela contou que conhece mais três pessoas que estavam se tratando com Ribeiro e que "todas reclamam de algum problema pós-operatório". "Mas ele sempre dizia que isso era normal", completou.

Segundo a promotoria de Framingham, Luiz Carlos e Miranda também irão responder por tráfico de drogas.