Título: TAM não vai endossar bilhetes internacionais
Autor: Alberto Komatsu e Marina Faleiros
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/08/2006, Economia & Negócios, p. B12

Passageiros com bilhetes da Varig em Paris, Nova York e Miami não podem mais recorrer à TAM. Desde sexta-feira, a companhia parou de aceitar bilhetes endossados pela Varig. De acordo com a TAM, o motivo foi falta de pagamento. A Varig deve US$ 1,5 milhão referente a passageiros transportados em junho. O pagamento deveria ter sido quitado no dia 28 de julho.

Até que o pagamento seja honrado, passageiros que estão nestas três cidades terão de seguir o mesmo roteiro dos passageiros que estão em outras cidades no exterior. Voar para Frankfurt e enfrentar longos dias de fila de espera para embarcar em um vôo da Varig.

No comunicando enviado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na sexta-feira, a TAM informa que os esforços para negociar o pagamento junto à nova administração da Varig não deram resultado. Executivos da TAM tentaram falar com a diretoria da Varig para acertar as contas, mas não tiveram retorno nas ligações.

Desde que a Varig foi excluída da câmara de compensação da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), em junho, a negociação de compensação de bilhetes no mercado internacional é feito diretamente entre a Varig e as empresas. No mercado doméstico, a compensação é feita pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) e a Varig está em dia com os pagamentos.

A Anac confirma que recebeu o comunicado da TAM e diz que entrou em contato com a Varig para que ela negocie com a TAM. "Esta é uma questão de mercado e a Anac está aguardando uma solução entre as duas empresas", afirmou a Anac, por meio de sua assessoria. "As duas empresas já estão em negociação."

A Varig diz que não tem conhecimento da decisão da TAM e que está em dia com todas as empresas aéreas. Entretanto, os passageiros que entram em contato com o escritório da Varig em Paris já estão recebendo a informação de que a TAM não está mais aceitando o bilhete endossado.

Até as 20 horas de ontem, a TAM não tinha sido contactada pela Varig para tratar da questão.