Título: Oposição na Assembléia apóia porte para agentes
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/07/2006, Metrópole, p. C3

A série de ataques do PCC deve servir para romper o impasse na Assembléia Legislativa e garantir a aprovação rápida da modificação legal que permitirá o porte de arma aos agentes prisionais. No último mês, nada foi votado na Casa em virtude das disputas em torno das emendas dos deputados ao orçamento do Estado.

O líder do PT, Ênio Tatto, disse que a bancada não será obstáculo à rápida aprovação do projeto. "O senador (Aloizio) Mercadante apresentou proposta idêntica no Senado", disse, mencionando o candidato petista ao governo do Estado.

Anteontem, o secretário da Administração Penitenciária, Antônio Ferreira Pinto, anunciou que o governo enviará à Assembléia um projeto que modifica a lei da carreira dos agentes, permitindo-lhes o porte de arma. Segundo Ferreira, o Estatuto do Desarmamento prevê o porte de arma à carreira de Estado desde que a lei que a regula assim o permita.

O governador Cláudio Lembo (PFL) disse achar "razoável e oportuno" que os agentes andem armados fora dos presídios, pois se trata de uma profissão de "risco muito grande". Desde o dia 28, quatro agentes foram mortos pelo PCC no Estado.