Título: Mais 4 parlamentares na mira
Autor: Expedito Filho e Sônia Filgueiras
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/07/2006, Nacional, p. A4

Mais 4 parlamentares na mira

O sub-relator de sistematização da CPI dos Sanguessugas, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), pretende ouvir informalmente os quatro deputados cujos nomes surgiram nos levantamentos da Controladoria-Geral da União (CGU) como tendo apresentado emendas orçamentárias que beneficiaram empresas ligadas à máfia das ambulâncias.

Sampaio quer entrar em contato diretamente com os quatro e perguntar quais esclarecimentos desejam fazer sobre as emendas ao Orçamento da União, mas sem notificá-los formalmente. "Dessa forma a CPI não se exime de examinar as informações da CGU, mas não corre o risco de expor desnecessariamente os parlamentares, contra os quais não existem indícios de envolvimento", diz ele. "Trata-se de um estudo estatístico." Segundo Sampaio, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), também integrante da CPI, concorda com a proposta, que será levada hoje ao presidente da comissão, deputado Antônio Biscaia (PT-RJ).

Na última semana, a Controladoria divulgou estudo com nomes de deputados que tiveram emendas individuais executadas pelo esquema, entre eles os de Aroldo Cedraz (PFL-BA), Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), Arolde de Oliveira (PFL-RJ) e João Almeida (PSDB-BA), todos de partidos adversários do governo.

Nenhum desses deputados foi citado por Luiz Antônio Vedoin, dono da Planam, principal empresa do esquema, em seu depoimento. Seus nomes também não figuram nos grampos da Polícia Federal. SÔNIA FILGUEIRAS