Título: CPI vai ouvir, secretamente, responsável por denúncias
Autor: Expedito Filho e Sônia Filgueiras
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/07/2006, Nacional, p. A4

A CPI dos Sanguessugas vai ouvir amanhã, reservadamente, o empresário Luiz Antônio Vedoin. O depoimento está marcado para acontecer na sede da Polícia Federal, em Brasília. "Um grupo de parlamentares quer ouvir o Luiz Antonio Vedoin para tirar dúvidas que ficaram a respeito da série de depoimentos que ele prestou ao juiz Jeferson Schneider", disse o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), integrantes da CPI.

A comissão já tem as cópias dos depoimentos que Luiz Antônio Vedoin prestou ao juiz Schneider, da 2ª Vara da Justiça Federal de Mato Grosso, durante nove dias. São revelações tidas como muito importantes, porque o empresário deu detalhes da fraude na licitação de ambulâncias e material hospitalar com o dinheiro do Orçamento da União, contou que a ação da quadrilha já havia avançado sobre o Ministério da Ciência e Tecnologia e que no passado o grupo atuara também no Ministério da Educação.

Também foi Luiz Antônio Vedoin quem revelou à Justiça Federal, em Cuiabá, os nomes de 33 parlamentares envolvidos no esquema de fraudes que ainda não respondiam a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Com a revelação, a lista de investigados subiu para 90. Luiz é filho e sócio de Darci Vedoin, o fundador da Planam, este último já ouvido pela CPI.

No depoimento ao juiz Schneider, Luiz Vedoin contou que foi o deputado Lino Rossi (PP-MT) que o apresentou a diversos dos deputados que mais tarde viriam a fazer parte do esquema de corrupção, entre eles Nilton Capixaba (PTB-RO), João Caldas (PL-AL), João Grandão (PT-MS), Paulo Baltazar (PSB-RJ), Pastor Amarildo (PL-TO) e Carlos Rodrigues (PL-RJ).

O empresário contou ainda à Justiça que pagou propinas aos parlamentares ou a seus assessores, totalizando 80 deputados e três senadores. A soma chegou a R$ 12 milhões.