Título: Chávez é 'irmão do Irã', diz presidente
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/07/2006, Internacional, p. A13

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, terminou ontem sua visita de dois dias ao Irã com novas críticas a Israel e aos EUA, além de estreitar seus laços com o governo iraniano.

Em um discurso na Universidade de Teerã, Chávez afirmou que "se o império americano conseguir estabelecer seu domínio não haverá futuro para a humanidade. Portanto, devemos salvar a humanidade e acabar com o império americano."

O líder venezuelano também aproveitou para criticar Israel,qualificando de fascismo e terrorismo os ataques israelenses contra o Líbano.

Chávez foi homenageado pelo presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, de quem recebeu a Medalha da República Islâmica do Irã, a maior condecoração do país.

Ahmadinejad fez questão de destacar a afinidade entre os dois líderes. "Chávez é meu irmão, irmão de toda a nação iraniana e das pessoas que querem liberdade no mundo", afirmou.

O líder iraniano ressaltou também a luta de Chávez "contra o sistema dominante."

A visita do presidente venezuelano, no entanto, não se resumiu a discursos e homenagens. Os dois países também assinaram vários acordos de cooperação.

No principal, o Irã se comprometeu a investir US$ 4 bilhões em dois projetos venezuelanos. Os investimentos seriam feitos pela Petropar, empresa estatal do país.

Além disso, os dois países também concordaram em cooperar no setor de aviação e fabricar conjuntameante vários produtos, entre eles bicicletas e medicamentos.

Chávez parte agora para o Vietnã, onde fará a primeira visita oficial de um chefe de Estado venezuelano ao país. De acordo com o embaixador da Venezuela, Jorge Rondón, a visita servirá para delinear as futuras relações dos dois países. Entre os assuntos que serão discutidos estão a cooperação cultural, energética e em assuntos ambientais. Depois do Vietnã, Chávez segue para o Mali .