Título: Rivais contratam ex-funcionários da Varig
Autor: Nilson Brandão Junior
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/08/2006, Negócios, p. B16

Após fazer contato com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a TAM definiu que dará prioridade aos ex-funcionários da Varig ao contratar novos profissionais, especialmente para os cargos que exigem experiência - como pilotos e co-pilotos. A Gol também demonstrou interesse nestes profissionais.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Gelson Fochesato, cerca de 150 pilotos já estão trabalhando na TAM e outros 70 na Gol. Até o mês de setembro, a TAM contratará 185 pilotos e co-pilotos e também 20 comissários de bordo, todos ex-funcionários da Varig. As contratações estão acontecendo por causa da expansão no número de vôos da empresa.

A TAM iniciou 40 novos vôos domésticos no primeiro semestre e deve chegar a 8 novos vôos internacionais com o início das operações Guarulhos-Londres, em outubro. Atualmente, a empresa conta com 88 aeronaves e deve chegar ao fim do ano com 96 aviões. Só no primeiro semestre, a Tam já recebeu sete novos Airbus 330.

Na Varig, pilotos e comissários começaram a receber hoje os avisos de demissão. Segundo eles, o comunicado pede que os funcionários façam os exames demissionais e diz que, posteriormente, serão comunicados de como será realizado o desligamento da companhia. No total, foram 5,5 mil postos de trabalho fechados na empresa.