Título: Chávez retira embaixador de Israel
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/08/2006, Internacional, p. A12
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou ontem a retirada de seu embaixador em Israel por causa dos ataques ao Líbano e aos territórios palestinos. Chávez pediu várias vezes o fim do que qualificou de "agressão da elite israelense" contra esses povos.
A França divulgou ontem um novo projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU sobre o Líbano e anunciou que intensificará seus contatos com os EUA para superar as diferenças e aprovar uma resolução. "Hoje (ontem) discutirei com (o embaixador americano) John Bolton", disse o embaixador da França na ONU, Jean Marc de la Sablière. "Temos de obter progressos", declarou.
Entre os problemas remanescentes estava o papel das forças israelenses no sul do Líbano e a seqüência dos eventos, incluindo o envio da força internacional, que a França poderá liderar. Os EUA querem que a força seja enviada o quanto antes, mas a França insiste que os combates devem cessar primeiro.
A nova resolução apresentada pela França propõe que o secretário-geral da ONU, em coordenação com atores-chave regionais e internacionais, intensifique os esforços para um "acordo de princípios" de Líbano e Israel para obter uma base política para uma solução final. As principais condições são: o cessar imediato das hostilidades; o estrito respeito de ambos os lados pela soberania e integridade territorial de Israel e Líbano; amplo respeito à Linha Azul (fronteira entre o Líbano e Israel); libertação dos soldados israelenses capturados; acordo sobre os libaneses capturados por Israel durante a ocupação do Líbano e detidos em prisões; o desarmamento das milícias no Líbano; a ampliação da autoridade do governo libanês sobre todo seu território; e o envio do Exército libanes para o sul.