Título: Cliente nem sabe o que paga
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/08/2006, Economia, p. B1

O consumidor sente na pele os aumentos das tarifas cobradas pelos bancos. Não faltam queixas sobre a ausência de transparência das instituições, que muitas vezes não informam as taxas existentes e seus valores. ¿Pagamos caro pela praticidade do serviço bancário. Nosso salário não acompanha o excesso de tarifas¿, diz Marcelo Araújo, 37 anos, supervisor de atendimento de uma rede de supermercados.

Cliente do Unibanco há 14 anos, Araújo levou um susto recentemente, quando o banco cobrou tarifa de R$ 56,50 após ele ter excedido o limite do cheque especial em R$ 3, em um único dia. ¿Em função do excesso, já me cobraram R$ 20,50 no dia seguinte. Mas, no fim do mês, com os encargos do cheque especial, tive de pagar mais 2% de multa sobre o meu limite. Na prática, paguei mais R$ 36.¿

Araújo reclamou para a gerência do banco e também apelou para a imprensa. No final, teve o valor pago ressarcido pela instituição. Observa, no entanto, o crescente aumento da tarifa cobrada pelo pacote de serviços básicos. ¿Há dez anos, pagava R$ 13. Hoje, pago R$ 20. Não dá para compreender o lucro excessivo dos bancos.¿

Rodrigo Carvalho, 25 anos, que trabalha com publicidade, também questiona as altas tarifas. Ex-cliente do Itaú, ele teve 23 cheques devolvidos, mas que, segundo ele, foram resgatados e quitados. O gerente de sua agência lhe disse que ele deveria pagar

R$ 27,82 por folha devolvida, o que resultaria em R$ 639,86. Pela tabela do Banco Central, no entanto, o banco deveria cobrar uma taxa de R$ 210, mais R$ 6,82 por lâmina de cheque devolvido, além de uma tarifa para limpar o nome. No total, Carvalho pagaria R$ 366,86.

¿O banco alegou que eu deveria pagar a taxa mais alta porque era um cliente inadimplente e não merecia o `desconto¿, que era o preço estipulado pelo Banco Central.¿ Após muita briga, Carvalho conseguiu pagar o menor valor e fechou a conta.

A administradora de empresas Ana Cecília Fonseca, 29 anos, não se conforma em pagar R$ 20 mensais de tarifa por uma conta que foi oferecida com ¿tarifa zero¿. Há seis meses, a quantia é debitada diretamente de sua conta. ¿Eu ligava para a gerente da agência e ela estornava o valor. Mas ela saiu do banco, e não consigo mais resolver o problema.¿