Título: Empresa terá de ceder balcões nos aeroportos
Autor: Mariana Barbosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/08/2006, Negócios, p. B12

A Infraero deve definir hoje, em reunião com dirigentes de empresas aéreas, a transferência temporária de parte das áreas de check-in da Varig para as demais companhias. Como nos últimos dois meses a operação da Varig foi drasticamente reduzida, seus balcões de check-in estão às moscas. Enquanto isso, nas vizinhas TAM e Gol, que já detêm 90% do mercado, os passageiros têm que se acotovelar em filas intermináveis. "As empresas reclamam de atrasos de 40 minutos a 1 hora por conta de problemas no atendimento", afirma o diretor de relações governamentais do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), Anchieta Hélcias.

Há dez dias, a Anac determinou à Infraero a transferência das áreas, mas até agora isso não ocorreu. Fontes do setor afirmam que a Infraero estaria aguardando a definição da nova malha de vôos da Varig, que indicaria qual a necessidade de espaço nos aeroportos.

Os passageiros que se concentram nos balcões da Varig estão ali, basicamente, para resolver problemas. Ontem à tarde no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, muitos deles tentavam arrumar lugares em vôos de outras companhias para Belém, destino que a Varig deixou de operar.

Pelo menos oito passageiros estavam na lista de espera da Gol desde o início da manhã. A primeira vaga surgiu às 17h. Na quarta-feira à noite, a Varig estendeu o vôo de São Paulo a Fortaleza até a capital paraense, para atender o grande número de passageiros que já esperava há dias nos aeroportos. Segundo uma funcionária da Varig, não há previsão de outro vôo como esse para os próximos dias. "É preciso acumular passageiros."