Título: Oposição reage e ataca 'shows' da polícia
Autor: Gabriel Manzano Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2006, Nacional, p. A7
O PFL e o PSDB devolveram no mesmo tom os ataques que o presidente Lula fez ao antecessor. Indignados com a afirmação de que 81% dos casos desbaratados pela Polícia Federal tiveram origem no governo Fernando Henrique, tucanos e pefelistas atacaram não só Lula, mas também o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e o próprio trabalho da PF.
'No governo anterior não houve quebra de sigilo comandada pelo ministro da Justiça, não houve ministro cassado pelo Congresso, nem o procurador da República denunciou uma quadrilha de 40 servidores do alto escalão federal', reagiu o deputado Alberto Goldman (PSDB-SP), ex-líder na Câmara.
'Lula fala tanto no trabalho da PF, mas esquece de dizer que foi a PF, comandada pelo ministro da Justiça, que quebrou o sigilo do caseiro Francenildo Costa', emendou o líder do PFL no Senado, José Agripino (RN).
Agripino e Goldman argumentaram ainda que, durante o governo Fernando Henrique, a Polícia Federal apurou denúncias avulsas, não casos sucessivos de corrupção comprovados por CPIs.
Goldman ainda fez reparos à atuação da PF, que, a seu ver, não cumpre o papel constitucional de combater o crime organizado e o tráfico de armas. 'Isto a PF não fez e não faz, mas dá shows, como no caso da Daslu', criticou.