Título: Vedoin acusa tucano de receber propina, diz revista
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2006, Nacional, p. A9

O empresário Luiz Antônio Vedoin, dono da Planam e apontado como chefe do esquema dos sanguessugas, disse em entrevista que sairá na próxima edição da revista IstoÉ que pagou propina ao candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra, à época em que era ministro da Saúde. A informação foi divulgada ontem à noite pelo blog do jornalista Ricardo Noblat.

Ainda segundo revelou Vedoin à revista, o secretário-executivo do ministério, Barjas Negri, também teria recebido propina. Serra e Negri, hoje prefeito de Piracicaba (SP), de acordo com a denúncia, receberiam os recursos para que liberassem verba destinada à compra superfaturada de ambulâncias.

A verba, informa Noblat, era repassada para os dois tucanos por intermédio do empresário do ramo da construção civil Abel Pereira, de Piracicaba. Vedoin teria apresentado cópias de 15 cheques que diz ter passado a Pereira. Duas empresas foram citadas pelo dono da Planam: a Kanguru, uma factoring de São Paulo, e a Datamicro, empresa da área de informática de Governador Valadares (MG). Era nas contas delas que os cheques eram depositados, segundo recomendação de Pereira.

RESPOSTA

Por meio de sua assessoria de imprensa, Serra disse à noite não se surpreender com esse tipo de notícia às vésperas da eleição. 'Ele (Serra) não se surpreende. Já está esperando por isso nesta reta final de campanha. É desespero dos adversários', informou a assessoria.

Mais cedo, Serra já havia negado ter qualquer envolvimento com o esquema dos sanguessugas. O tucano classificou como 'kit baixaria' do PT a reportagem publicada ontem pelo jornal Correio Braziliense. O texto afirma que a máfia que superfaturava ambulâncias atuava com o aval do tucano quando ele era ministro da Saúde. 'Isso faz parte da reta final da campanha. É o kit baixaria.'