Título: Se aprovada pelo presidente, medida terá de ser submetida ao Congresso
Autor: Vannildo Mendes
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/08/2006, Nacional, p. A4

O relatório da comissão externa do Senado sobre a situação em Rondônia, assinado pelo senador Demóstenes Torres (PFL-GO), defende a imediata intervenção federal em Rondônia, por conta do ¿grave comprometimento da ordem pública¿ no Estado. Caso a recomendação seja acolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a medida ainda terá de ser submetida ao Congresso no prazo de 24 horas. O relatório pede ainda o ajuizamento de ações civis públicas para fins de perda de mandato dos 23 parlamentares envolvidos nas irregularidades.

As investigações da Operação Dominó mostram uma ¿associação permanente e estável dos investigados¿ para a execução de crimes. Detalha ainda o comprometimento de membros do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado com o grupo criminoso, supostamente liderado pelo presidente da Assembléia, José Carlos de Oliveira (PSL), o Carlão.

São acusados de integrar o esquema 23 dos 24 deputados, além de ocupantes dos principais cargos administrativos da Assembléia, como o diretor-geral, José Ronaldo Palitot, e o diretor de Recursos Humanos, Emerson Lima.

Os parlamentares chegaram a criar uma folha paralela de salários, com nomes de servidores fantasmas ou laranjas. O pagamento era embolsado por eles mesmos, por familiares, comparsas ou empresas de fachada. Só com a folha paralela, desviaram mais de R$ 10 milhões. Além disso, tomavam empréstimos consignados em nome desses fantasmas para a Assembléia pagar.