Título: Presidente aparece em programas no RS e em SP
Autor: Angela Lacerda, Elder Ogliari, Daniel Galvão
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/08/2006, Nacional, p. A12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apareceu na programa de televisão do candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, na noite de sexta-feira, dizendo que, como governador (1999 a 2002), seu parceiro implantou projetos importantes para melhorar a vida das pessoas que serviram de base para o que se faz no Brasil inteiro hoje. Lula não citou os projetos, que haviam sido relacionados pelo partido no programa da tarde, no qual não apareceu. Entre eles, estão o Energia para Todos, o Seguro Agrícola e o Primeiro Emprego.

O programa de Olívio elogiou o governo federal, ao apresentar a visita que Lula fez a Rio Grande no dia anterior. "Nesta quinta-feira, o presidente Lula trouxe mais investimentos para o Estado. São R$ 220 milhões para o primeiro dique seco do País. É a indústria naval gaúcha gerando milhares de empregos", afirmou o texto. "É o governo federal fazendo sua parte para o Rio Grande do Sul crescer também."

Em São Paulo, o presidente Lula foi o único candidato a presidente a falar na sexta à noite na publicidade eleitoral gratuita da TV, destinada aos candidatos a governador. Candidato da Coligação A Força do Povo (PT-PRB-PC do B) à reeleição, Lula falou logo após o senador Aloizio Mercadante (PT), que disputa o governo estadual. Para atrelar a imagens dos dois, o tema foi o mesmo: educação. Mercadante criticou a política educacional do PSDB. Lula abordou os salários dos professores.