Título: Alcântara esquece Alckmin e elogia Lula no Ceará
Autor: CARMEN POMPEU
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/08/2006, Nacional, p. A5

Três dias depois de o presidente do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE), ter dito que faria "uma interferência" nos programas de rádio e TV dos aliados nos Estados, obrigando-os a citar o candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, e a fazer campanha para ele, o Ceará expôs ontem a que nível chegou a crise política entre os tucanos. Além de não fazer nenhuma referência a Alckmin na TV, o governador Lúcio Alcântara (PSDB), candidato à reeleição, exibiu ontem mensagens de claro apoio à reeleição de Lula. Chegou a botar no ar uma gravação de rádio em que foi chamado por Lula de "companheiro".

Não é o único caso. Também não citaram Alckmin no horário eleitoral os candidatos tucanos aos governos do Amazonas, senador Arthur Virgílio, Rio Grande do Sul, deputada Yeda Crusius, e Rio, deputado Eduardo Paes. Em Pernambuco, a coligação entre PSDB, PFL, PMDB e PPS não citou Alckmin no programa do candidato ao governo, Mendonça Filho (PFL).

O programa de Alcântara foi um espetáculo de infidelidade partidária. Na TV, citou positivamente Lula e atrelou sua imagem à dele. "Eu e o presidente Lula temos um ótimo relacionamento. Quero continuar contando com a parceria do governo federal e, sobretudo, com a parceria do povo cearense."

No rádio, ele exibiu trechos do discurso de Lula em recente visita ao Estado, para lançar a pedra fundamental da Ferrovia Transnordestina. "O companheiro Lúcio Alcântara, nestes quatro anos, foi um companheiro que teve uma relação de muita lealdade comigo como presidente. Quero fazer justiça. Esse homem foi muito digno no comportamento comigo e com todo o governo", discursou Lula.

REAÇÃO Inicialmente, Alckmin minimizou a atitude de Alcântara. Em São Paulo, disse que o governador cearense havia apenas mencionado "a questão administrativa", de relacionamento do Estado com o Planalto. Informado pelos repórteres do fato de que Alcântara defendera o governo Lula, reagiu com irritação. "As pessoas gostam de uma fofoca. Não vou maximizar coisas de significado tão pequeno."

À noite, ele disse que "houve uma leitura equivocada" do episódio com Alcântara. Explicou que, pelas informações que recebeu, o que apareceu no programa foi uma declaração de Lula em apoio ao governador cearense. "Isso é louvável."

Nos bastidores, os partidários de Tasso dizem que Alcântara deu "o golpe do baú eleitoral", isto é, traiu Alckmin e se aproximou do presidente porque Cid Gomes, candidato do PSB apoiado por Lula, está crescendo nas pesquisas. Os assessores do governador argumentam que não têm por que "carregar" Alckmin, já que Tasso faz campanha no interior do Estado sem citar Alcântara.