Título: 'Quero ir embora daqui', apela brasileira em Beirute
Autor: Adriana Carranca
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/07/2006, Internacional, p. A14

"Eu quero ir embora daqui." Assim Ivete Achkarian, de 57 anos, resume sua situação no Líbano. Naturalizada brasileira desde 1979, ela enfrenta dificuldades para deixar Beirute. "Estou na casa de parentes. Não posso ir para as montanhas, onde há mais segurança, porque estou esperando um telefonema da embaixada para sair", disse ela em entrevista por telefone ao Estado.

Ivete viajou para o Líbano no dia 30 com o marido, Zarmik Aram Achkharian, e a neta, Luana Flores, de 7 anos, também brasileiros e moradores de São Paulo, para a criança conhecer o país. "Minha neta está chorando o dia inteiro, com medo dos ataques." Segundo a avó, Luana teve febre e passou mal por causa da tensão.

Ivete reclama da dificuldade para contatar a embaixada brasileira. "Na embaixada, ninguém atende." O Líbano enfrenta problemas com seus sistemas de comunicação e as ligações telefônicas estão difíceis. Luana diz ter ido à embaixada, mas saiu desanimada: "Falaram para a gente esperar." O Itamaraty anunciou que fará uma nova operação de resgate, mas não disse qual será a data da operação (ler abaixo).

Ivete tem um casal de amigos brasileiros com um filho que também quer deixar a capital libanesa. Ela calcula ter conhecido entre 40 e 50 brasileiros que estão retidos em Beirute, esperando auxílio do governo brasileiro para sair do país. "Conheci uma família de nove brasileiros que fugiu do sul do Líbano e está vivendo em uma igreja, passando necessidade."