Título: Governo brasileiro prepara nova operação de resgate, mas não fixa data
Autor: Adriana Carranca
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/07/2006, Internacional, p. A14

O Ministério das Relações Exteriores prepara mais uma operação para resgatar brasileiros do Líbano e agora também de Amã, na Jordânia, e Damasco, na Síria, para onde foram grupos que conseguiram sair por conta própria do país em guerra. De acordo com o Itamaraty, ainda não há, porém, data para o novo resgate.

"O governo fará todos os esforços para retirar todos os brasileiros que quiserem sair, mas não é uma missão fácil", afirmou o embaixador Everton Vieira Vargas, um dos coordenadores do esforço de retirada. "Todos os que procurarem as embaixadas e consulados não ficarão abandonados. Mas dependemos desse contato. Não podemos ir buscá-los."

A primeira operação retirou 122 pessoas em três ônibus de Beirute e as levou para Adana, Turquia. De lá, 98 - incluindo 6 argentinos e 2 paraguaios - vieram para o Brasil no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que chegou ontem ao País (ler na página 14) . Outras 24 pessoas tinham passagens aéreas compradas e decidiram voltar por conta própria.

A operação foi organizada em apenas dois dias, mas isso ocorreu porque o avião da FAB estava na África, aonde tinha ido levar participantes do encontro de intelectuais africanos que terminou sexta-feira em Salvador. Agora, segundo o Itamaraty, deve demorar mais.

"Não posso dar um prazo. Criaria expectativas infundadas. As condições logísticas são muito precárias. As pessoas estão saindo sob bombardeios, há dificuldades de passagem na fronteira com a Síria", enumerou o embaixador. Ele acrescentou, ainda, as dificuldades de comunicação e logística para conseguir autorizações de vôo e pouso em vários países - nesse caso, mais demorado porque haverá a retirada de vários pontos. Também não há previsão de quantas pessoas devem ser trazidas ao Brasil. Na tarde de ontem, o Itamaraty tinha o número de pessoas na Síria e na Jordânia, mas não sabia quantos mais já haviam procurado o consulado-geral em Beirute. Ontem à tarde o ministério não havia conseguido novo contato com a embaixada no Líbano.

AJUDA AMERICANA

Barcos dos EUA e Canadá poderão ser outra opção opção para os brasileiros que estão tentando fugir do Líbano. O chanceler brasileiro, Celso Amorim, informou que as autoridades americanas e canadenses ofereceram ajuda ao Itamaraty para transportar os brasileiros. Esses países enviaram vários navios para retirar milhares de pessoas do Líbano.