Título: PCC tem 391 'soldados' à disposição na cidade
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/08/2006, Metrópole, p. C4
O PCC tem 391 "soldados" soltos pelas ruas da capital aptos a se multiplicarem e serem recrutados para as missões ilícitas e terroristas da organização. O número, que cresce a cada dia, representa quase metade da "tropa" (809 em liberdade no Estado, segundo o serviço de inteligência da Polícia Militar).
A monitoração pela PM resultou na prisão de oito importantes integrantes da facção nos últimos dois meses. Dos "soldados" do PCC soltos na capital, 275 deveriam estar atrás das grades por crimes como homicídios, latrocínios, tráfico de drogas e assaltos, mas estão foragidos. Os demais estão soltos por decisão judicial: já cumpriram pena ou progrediram para o regime aberto. O número inclui 78 homens apontados como pilotos (líderes de regiões).
A "tropa" está esparramada por toda a capital, daí a facilidade de deflagrar atentados simultâneos e espalhar o terror de uma hora para outra nos quatro cantos da cidade. Mas a maioria se concentra na periferia das zonas sul e leste, em bairros como Jabaquara, São Miguel Paulista, Itaquera e Guaianases, segundo o Fotocrim (banco de dados com fotos, características físicas e histórico criminal de mais de 320 mil criminosos). São esses os homens que a cúpula do PCC aciona para executar crimes.