Título: Em ato falho, promessa para 2008
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/08/2006, Nacional, p. A7

Em mais um ato falho, na certeza de vitória na disputa pelo segundo mandato, o presidente Lula disse ontem que vai tentar "sensibilizar o coração" do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que ele inclua nos orçamentos de 2007 e de 2008, "sobretudo no de 2008", recursos para garantir a realização de uma grande festa de comemoração dos 100 anos da chegada dos japoneses ao Brasil.

O pedido do auxílio para as festas foi feito pelo representante da comunidade nipo-brasileira na cerimônia de devolução de imóvel à Associação Japonesa de Santos, que havia sido confiscado pelo governo na 2ª Guerra Mundial. Lula não só prometeu os recursos para a festa, como falou da necessidade de reforçar as relações comerciais, políticas e culturais entre Brasil e Japão.

"Nós temos confiança e sabemos o quanto o povo japonês ajudou o Brasil a ser o que é. É um reconhecimento de uma parceria histórica que já vai para mais de um século", afirmou Lula.

Depois da cerimônia, Bernardo, ao ser questionado se estava garantido no cargo para um eventual segundo mandato, preferiu desconversar.