Título: 'Problema dos tucanos é fadiga de material'
Autor: Gabriel Manzano Filho
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/08/2006, Nacional, p. A8

Para Aloizio Mercadante, o problema no governo de São Paulo é que "está faltando entusiasmo". "É fadiga de material, depois de 12 anos de mando dos tucanos." Com o PSDB, afirmou, "o Estado teve crescimento industrial abaixo da média nacional, apenas 18% contra 67% dos outros Estados". Acusou os tucanos de "não terem enfrentado a guerra fiscal" e se disse favorável a dar incentivos, "mas não estímulo ilegal para atrair fábricas". A seguir, outros temas abordados no debate.

PREVIDÊNCIA "Pagamos R$ 10 bilhões por ano (em aposentadorias) com recursos do orçamento, sem nenhum fundo e sem controle atuarial. A lei criou a possibilidade de termos um regime de previdência público com fundos de Estados e municípios e isso não foi feito em 12 anos de governo tucano."

GREVE DO METRÔ "Não apoiei a greve dos metroviários em São Paulo. Mas a parceria entre Estado e setor privado sobre a forma de privatização da linha 4 do metrô devia ter sido mais bem negociada. Os metroviários queriam chamar a atenção para esse debate. Mas sou favorável às Parcerias Público-Privadas."

TREM-BALA "Temos de construir um trem de alto desempenho. O custo do projeto, entre São Paulo e Campinas, é de R$ 2,7 bilhões em quatro anos. Com parceria privada, dá para fazer. Pode transportar 40 mil passageiros-dia."

MIGRANTES "Não faz sentido a alegação (do candidato José Serra) de que a migração para São Paulo é a causa da baixa qualidade do ensino no Estado. De 1997 a 2004, mais gente saiu do que ingressou aqui. A afirmação não tem sustentabilidade."

DINHEIRO DE CAMPANHA "Minha campanha foi paga, como a de tantos outros, com contribuições - e está tudo demonstrado nas contas na Justiça. Quero lembrar que minha indignação, diante das denúncias, foi a mesma dos 120 mil membros do partido. E acho que os que erraram devem pagar."

SAÍDA DA VOLKS "Essa montadora está reestruturando suas operações em todo o mundo, até na Europa. Espero que não fechem aqui. A notícia parece mais uma pressão para obter alguma coisa para não sair."

GRANDES PROJETOS "O Estado precisa de projetos estruturantes, que dão novo rumo ao processo econômico. Um exemplo seria o Rodoanel, uma obra que repercute na vida das pessoas. E o Ferroanel, a ligação com os trens de subúrbio, mais importante que as obras de extensão da (Avenida Luiz Carlos) Berrini, que vão custar R$ 600 milhões."