Título: Serra quer criar pólo exportador e duplicar Tamoios
Autor: Silvia Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/08/2006, Nacional, p. A9
Em campanha ontem na cidade natal do candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, o postulante tucano ao governo de São Paulo, José Serra, reiterou o seu compromisso, se eleito, de concluir a duplicação da Rodovia dos Tamoios - que liga São José dos Campos ao litoral norte - e a fazer a reforma do Porto de São Sebastião.
A proposta, segundo o ex-prefeito, é transformar a região do Vale do Paraíba num corredor de exportações. "O mais importante para o Vale do Paraíba é a duplicação da Tamoios e a reforma do Porto de São Sebastião. Essa é a prioridade do governo e precisamos fazer isso via concessões (à iniciativa privada)."
A visita de Serra a Pindamonhangaba foi discreta, sem discursos à população nem palanque. O candidato caminhou pelo comércio da cidade, acompanhado de correligionários e de um carro de som, e cumprimentou eleitores. Antes, passou pelo município vizinho de Lorena. No entra-e-sai das lojas, Serra foi surpreendido por um garoto pedindo esmola, que furou a barreira de seguranças. "Tio, tem dinheiro aí?" Na mira de fotógrafos, o ex-prefeito respondeu: "Não posso dar dinheiro. Estou em campanha."
Questionado sobre a crise na campanha de Alckmin e a dificuldade em conseguir apoio de candidatos a governador do próprio partido, Serra tentou minimizar o problema. "Não acho que ele foi abandonado. Ele vai crescer e acredito que vai para o segundo turno."
Para Serra, é acertada a estratégia de Alckmin de não partir para uma campanha de ataques duros contra seu principal oponente, Lula. "Acho que ele está levando a campanha direito."