Título: Mercadante vê pedágio 'inevitável' no rodoanel
Autor: Alexandra Penhalver
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/08/2006, Nacional, p. A16

O candidato do PT ao governo de São Paulo, senador Aloizio Mercadante, afirmou ontem que é "inevitável" o rodoanel ser administrado por concessionárias - o que implicaria a cobrança de pedágio na via. "É um erro imaginar que a concessão traga prejuízos para a sociedade, pois permite acelerar os investimentos", disse, após conceder entrevista às rádios Bandeirantes e Bandnews.

"Quero começar o governo conversando com as concessionárias para mudar o sistema e reduzir a tarifa. Não vou permitir licitações onerosas, nem o reajuste pelo IGPM", afirmou.

Durante a entrevista, Mercadante declarou que pretende reajustar salários de professores, médicos e policiais. Ele não revelou qual seria a porcentagem, disse apenas que para 2007 a previsão para investimentos do orçamento do Estado é de R$ 8 bilhões.

À tarde, caminhou em Pirituba acompanhado da ex-prefeita Marta Suplicy. Animada, Marta ensaiou passos de dança e puxou o coro: "Olê, olá, o Mercadante veio pra ficar." Sob sol forte, cerca de 150 militantes agitavam bandeiras e não desgrudavam dos candidatos. Um simpatizante puxava um minicaminhão de som que tocava o jingle do candidato petista.

HERDEIRO

No meio da caminhada, Mercadante pediu para a assessoria telefonar para o governador Cláudio Lembo. "Liguei para me solidarizar com o governador e acertar arestas para que seja feita parceria no combate ao crime organizado", afirmou. "O governador herdou a crise e não pode ser responsabilizado pelos 12 anos de governo do PSDB."

Segundo ele, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, esperava o envio dos pré-projetos da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado para liberar os R$ 100 milhões prometidos.

Apesar de se dizer contrário à politização da crise, Mercadante alfinetou: "O secretário de Segurança (Saulo de Castro) faz pirotecnia. Ele devia ser humilde."