Título: IML diz ter entregue laudos ao MPE
Autor: Marcelo Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2006, Metrópole, p. C4

A Secretaria da Segurança Pública terminou ontem de entregar os laudos dos mortos na guerra contra o Primeiro Comando da Capital (PCC). Ao todo, a secretaria enviou 162 exames necroscópicos ao Ministério Público Estadual (MPE), que já havia recebido a maior parte deles, mas não sabia. Ao menos foi o que disse o superintendente de Polícia Científica, Celso Perioli, exibindo protocolo comprovando a entrega.

"Mandamos no fim da tarde do dia 30 todos os 122 laudos de pessoas mortas pela polícia no Estado", afirmou. Os exames abrangem o período dos dias 12 a 19 - dos mortos, 32 ainda não foram identificados. Na tarde de anteontem, a Procuradoria-Geral de Justiça tinha informado que somente 47 laudos estavam em seu poder. A confusão ocorreu porque a Secretaria da Segurança entregou os documentos na sede do Grupo de Atuação Especial e Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), na Barra Funda, órgão subordinado à Procuradoria. Mas o Gecep não informou à Procuradoria, que admitiu ontem ter recebido o material do grupo só no fim da tarde de quarta-feira, quando ainda cobrava da secretaria o envio dos laudos.

O que de fato ainda faltava, segundo a secretaria, foi enviado ontem ao MPE. Eram os 24 laudos sobre agentes públicos assassinados nos atentados do PCC. Perioli garantiu que a Procuradoria recebeu os laudos completos. Ele afirmou desconhecer detalhes sobre as características dessas mortes, como se as vítimas foram atingidas por disparos a curta distância ou se a trajetória dos tiros indica a possibilidade de as pessoas terem sido executadas.

"Tudo isso será analisado por nós", informou o promotor Neudival Mascarenhas, responsável pelo trabalho de cruzamento de informações dos casos registrados na delegacias com os exames feitos pelo IML.

Hoje, o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Pinho, vai se reunir com integrantes dos Grupos de Atuação Especial de Repressão e Combate ao Crime Organizado. Eles vão analisar medidas tomadas no combate ao PCC.