Título: Governo e agricultores retomam o diálogo
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/06/2006, Economia, p. B7

O presidente da Bolívia, Evo Morales, tenta esfriar hoje o clima de guerra entre governo e setor agropecuário. Uma reunião do presidente com as lideranças do agronegócio em Cochabamba marca a retomada das negociações acerca do modelo de reforma agrária a ser implantado na Bolívia.

Os produtores agropecuários, reunidos terça-feira em Santa Cruz de la Sierra, aprovaram documento rechaçando integralmente projeto de nacionalização de terras contido em cinco decretos e numa proposta de reformulação de lei prometido pelo governo Evo. Além disso, ameaçam pegar em armas para evitar novas invasões de terra e defender eventuais expropriações.

O governo anunciou uma Revolução Agrária que pretende distribuir 20 milhões de hectares de terra - nos Departamentos de Santa Cruz, Beni e La Paz - em 5 anos. A distribuição de terras prevê a criação de propriedades coletivas e não individuais.

O modelo agrário de Evo pretende alcançar campesinos e indígenas. O que está em questão não é mais apenas a nacionalização de terras, mas o modelo de desenvolvimento agrário que será adotado no país.