Título: Varig anuncia demissão de 5,5 mil e funcionários reagem com greve
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/07/2006, Economia, p. B12

A Varig comunicou ontem a demissão de 5.500 funcionários, do total de 9.485 pessoas que trabalham na empresa. Por meio de comunicado, a companhia informou que 3.985 trabalhadores serão mantidos. Esse total inclui funcionários que não podem ser cortados porque têm imunidade sindical, estão em licença-maternidade ou férias.

Os empregados da Varig reagiram com paralisações nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. Em assembléia durante a tarde, os funcionários do check-in do Aeroporto de Guarulhos decidiram parar também no fim-de-semana. Mas eles se dividiram depois que a Varig definiu os nomes de quem seria demitido e quem continuaria na empresa. A convocação para a greve foi mantida, mas parte dos funcionários desistiu da mobilização.

CORTES

Originalmente, a VarigLog havia anunciado que iniciaria as operações da Varig com 1.680 funcionários. Ainda não está claro se o planejamento foi modificado ou se haverá nova leva de demissões, já que a diferença entre o total anunciado logo após a compra da empresa e a lista de ontem é de 2.305 empregados. A Varig admite que novos cortes poderão ser feitos.

Entre os funcionários, corriam rumores ontem de que as demissões serão concentradas no Rio, onde há o maior número de funcionários que integram a tripulação das aeronaves. De acordo com fontes, também está em pauta a possibilidade de transferência da sede da companhia do Rio para São Paulo.

VÔOS

Por meio de comunicado, a Varig informou ontem que ¿a reestruturação do quadro de pessoal não vai atingir as operações da Varig¿, que está fazendo vôos regulares com 10 aviões para sete cidades no Brasil e outras duas no exterior.

Em e-mail enviado aos funcionários, o presidente da Varig, Marcelo Bottini, informou que as demissões começam a ser anunciadas pelas chefias de cada departamento.

Para os que não possuem local físico de trabalho, o aviso será feito por correspondência. A companhia lembra que há um ¿compromisso de contratação paulatina¿ dos empregados, quando a companhia se recuperar.

Nos próximos 60 dias, o plano da VarigLog é ampliar a frota da Varig para 30 aeronaves, conta uma fonte da ex-subsidiária. Para isso, foi contratada a consultoria Seabury, especializada em planejamento de frotas e negociação de arrendamento de aeronaves (leasing). A estimativa de futuras contratações relatada pela VarigLog ao Sindicato Nacional dos Aeronautas é de até 110 funcionários para cada aeronave.

¿Estamos cumprindo o que foi estabelecido no plano de recuperação. As demissões começaram a ser feitas desde o leilão. Não haverá lista única, com o nome dos demitidos. Isso é papo¿, disse Bottini.