Título: Filme de chegada à Lua sumiu
Autor: Cristina Amorim
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2006, Vida&, p. A24

A Nasa, agência espacial americana, admitiu ontem que não sabe onde guardou as fitas originais da chegada do homem à Lua, feitas em 1969. As imagens foram transmitidas de lá para estações na Califórnia e na Austrália com nível satisfatório de detalhamento. O mundo assistiu apenas a retransmissões e cópias, com muito menos nitidez.

As buscas começaram há um ano e meio, quando, diante de pedidos de consulta das fitas, funcionários não conseguiram localizá-las. "A Nasa está procurando as fitas originais da caminhada espacial da Apolo 11 em 21 de julho de 1969", anunciou Ed Campion, porta-voz do Centro de Vôos Espaciais Goddard, da Nasa, em Washington.

No material desaparecido está registrada a famosa declaração de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua: "Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade".

Campion afirmou que as fitas originais devem estar "em algum lugar" nas próprias instalações do centro Goddard ou na rede de arquivos da Nasa.

A agência justifica o desaparecimento de documento tão importante para a História alegando que, nestes 37 anos, muitos funcionários responsáveis pelos arquivos mudaram de profissão, se aposentaram ou morreram.