Título: Estratégia de Cuba tem se mostrado eficaz
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2006, Internacional, p. A22
Apesar da espera de quase duas semanas para ver as primeiras imagens de Fidel Castro após sua cirurgia, a estratégia de comunicação do governo cubano diante da crise de saúde do presidente foi até o momento efetiva, disseram analistas.
Ao anunciar no dia 31 que estava entregando o poder temporariamente a seu irmão Raúl Castro após uma cirurgia intestinal de emergência, Fidel pulverizou o tabu de meio século sobre sua sucessão.
"Foram muito eficientes em administrar as notícias. Primeiro mostraram que Fidel estava vivo; depois que Raúl está mesmo no comando; e agora vemos um Fidel convalescente na cama, sugerindo que talvez retorne, mas não seja o mesmo", disse Marifeli Pérez-Stable, especialista em Cuba da Universidade Internacional da Flórida.
Nada foi vazado sobre o estado de saúde de Fidel. Toda a informação foi divulgada por meio dos canais oficiais. Apesar da falta de notícias e da previsão dos exilados em Miami de que o governo cairá sem Fidel à frente, os cubanos têm mantido sua rotina.
As imagens e as mensagens de Fidel divulgadas pelo seu 80.º aniversário trouxeram calma ontem a Cuba, mas sem acabar com as dúvidas sobre se sua saúde lhe permitirá voltar ao poder em curto prazo, nem com a esperança do governo americano e dos exilados de Miami de uma mudança política na ilha.
Observadores dizem que a estratégia de Fidel, um homem com obsessão pelas notícias, é sempre a mesma: confundir o inimigo, tranqüilizar seu povo e tirar partido do fator surpresa.
"A estratégia parece bem organizada e coordenada, apesar de não refletir necessariamente que exista um plano predeterminado", disse Michel Bustamante, membro do Conselho de Relações Exteriores de Washington.
Oficialmente foi Fidel que ditou já no hospital o anúncio da transferência de poder e outras duas mensagens onde explica que está melhor, mas adverte que não está fora de perigo.
As principais notícias sobre sua recuperação, como por exemplo seus primeiros passos após a cirurgia, foram publicadas no jornal oficial Granma na forma de mensagens nas quais Fidel é comparado a uma árvore da família do jatobá que é muito resistente. Finalmente no domingo foram divulgadas as primeiras fotos de Fidel após a cirurgia e a TV mostrou a imagem de Raúl no comando da nação, recebendo no aeroporto o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
"Não é de se estranhar que Raúl não aparecesse antes. Tinha de existir uma razão para isso, caso contrário poderia parecer que a situação não estava bem. Normalidade é a palavra de ordem", disse Pérez-Stable.
Quando acreditou ser necessário, o governo foi muito direto. Para acabar com qualquer dúvida sobre sua autenticidade, em uma das primeiras fotos divulgadas Fidel segura um exemplar do dia anterior do Granma. Nas fotos e nas imagens de TV divulgadas na segunda-feira Fidel recebe Chávez no hospital sorridente e brincalhão.