Título: Exército libanês começa a chegar amanhã ao sul
Autor: Lourival Sant'Anna
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2006, Internacional, p. A18

Os primeiros soldados do Exército do Líbano começarão a chegar ao sul do Rio Litani amanhã, ao mesmo tempo que Israel prossegue com a lenta retirada de suas tropas da região. O comando militar israelense informou que espera remover todo o seu contingente num prazo de 7 a 10 dias, dependendo da rapidez da chegada do Exército libanês e das primeiras tropas da força internacional de paz.

Hoje Israel deve entregar o controle de algumas posições à força da ONU, a Unifil, que atualmente mantém apenas 2 mil homens no Líbano, mas será expandida nas próximas semanas. Ontem, 45 países tomaram parte de uma reunião na sede da ONU, em Nova York, para decidir suas contribuições. A formalização será amanhã e a previsão é que 3.500 soldados comecem a chegar ao Líbano dentro de 10 a 15 dias.

No terceiro dia de trégua, ontem houve apenas escaramuças. Israel informou que soldados atiraram em cinco militantes do Hezbollah que se aproximaram de sua unidade em duas aldeias. Não há informações sobre feridos. Também anunciou ter matado no sábado - horas antes da entrada em vigor do cessar-fogo - o chefe das forças especiais do Hezbollah, Sajed Dawayer. O grupo garantiu que não perdeu nenhum líder.

Numa reunião do gabinete de governo em Beirute, o Hezbollah rejeitou a pressão para remover suas armas da região perto da fronteira com Israel - como prevê a resolução da ONU que impôs a trégua - e a discussão ficou para hoje. O grupo pode chegar a acordo com o Exército libanês, pelo qual removeria combatentes e armas da área em troca da garantia de que os militares não mexerão em seus túneis e depósitos subterrâneos de armamento.