Título: Presidente pede votos a prefeitos e acena com maior endividamento
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2006, Nacional, p. A10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem voto para quase duas centenas de prefeitos, em visita a Montes Claros (MG), acenando com a possibilidade de deixar os municípios se endividarem mais. Em um discurso de 40 minutos para cerca de 450 pessoas, Lula prometeu discutir a dívida dos municípios e a criação de uma comissão, no Palácio do Planalto, para preparar e elaborar projetos para as prefeituras - grande entrave para que eles possam receber financiamentos do governo federal.

Sob aplausos dos prefeitos, Lula pediu que eles tentassem influenciar o eleitorado e disse que o tratamento que recebem hoje, de seu governo, nunca foi dado antes por nenhum presidente. "Prefeitos antes eram recebidos em Brasília por cachorro policial", comentou Lula. E acrescentou: "Nenhum de vocês será tratado de forma diferente por mim , se não votar em mim. Um mandato você perde, amizade você constrói e ela pode ser eterna".

Para Lula, muitos prefeitos agora são assediados. "Estes que vão agora perturbar vocês, daqui a dois anos não vão estar aqui", prosseguiu, ao falar das eleições municipais de 2008.

Ao desembarcar em Montes Claros, Lula foi presenteado com uma coroa de imperador do Divino Espírito Santo, a maior comenda religiosa da região, que é uma espécie de cocar com penas usados por grupos folclóricos em época das festas religiosas.