Título: Heloísa quer criação de empregos na Amazônia
Autor: Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2006, Nacional, p. A10

A candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), passou o dia de ontem em campanha em Belém. Ela defendeu uma política séria do governo que compatibilize a preservação da Amazônia com a geração de emprego e renda para os mais de 20 milhões que vivem na região. Também prometeu ser "implacável" no combate ao trabalho escravo. "Onde estiver um escravo nós estaremos lá para combater quem o escraviza", disse, acrescentando que não precisa muito esforço para isso, basta cumprir a lei.

"O mais importante para a região é garantir todo o seu potencial de desenvolvimento econômico sustentável com geração de emprego e renda, utilizando a biodiversidade amazônica e a produção de ciência e tecnologia." Heloísa fez carreata pelas ruas da capital paraense e caminhou no Bairro do Jurunas, um dos mais pobres da cidade. À noite, participaria de comício.

Ela lamentou seu pouco tempo no horário eleitoral gratuito de rádio e TV. Mas garantiu que, no cerca de um minuto que lhe cabe, fará "o milagre" de expor suas propostas para o Brasil "sem deixar de fazer a necessária condenação à roubalheira e à corrupção".

O presidente Lula voltou a ser fustigado. Heloísa Helena criticou o fato de ele não ter participado do debate promovido pela Rede Bandeirantes na segunda-feira. "Espero que nos próximos debates ele não seja tão arrogante e covarde e apareça para expor suas idéias, para que possa ser questionado", afirmou.