Título: Renda Cidadã, a idéia de Alckmin, agora Geraldo
Autor: Patrícia Villalba
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2006, Nacional, p. A8

Alckmin ainda insiste em ser apenas Geraldo, agora em rede nacional. Não é só essa a semelhança entre a campanha do candidato à reeleição como governador do Estado em 2002 e a do candidato do PSDB à Presidência de 2006. O programa tucano tem a mesma identidade visual de outros tempos e bate nas mesmas teclas: os feitos dos tucanos nos 12 anos à frente do maior Estado do País.

Na TV, os tucanos mostram feitos e programas escolhidos a dedo, que buscam claramente uma identificação com as jóias do governo Lula. O candidato tucano fez isso, por exemplo, com o Renda Cidadã, programa de transferência de renda semelhante ao Bolsa-Família.

Como já havia feito em programas anteriores do partido, Alckmin tenta passar a idéia de que tem apoio de brasileiros das mais diversas origens que moram em São Paulo. Para isso, usou depoimentos de apoio dados por baianos, pernambucanos, mineiros e toda a sorte de migrantes que vivem no Estado em que ele governou. O programa eleitoral se apóia também na biografia do candidato, como médico, prefeito de Pindamonhangaba, pai de família e herdeiro político do governador Mario Covas, informação que não poderia faltar.

Ao enumerar o que fez de melhor no governo de São Paulo, Alckmin falou de Previdência, de saúde, de transferência de renda e de educação. Mas passou longe da questão da segurança pública.

ATRASO O candidato tucano perdeu ontem sua própria estréia no horário eleitoral gratuito. O tucano havia programado assistir ao programa no restaurante Presidente, na zona sul, um de seus favoritos. Mas chegou ao restaurante, que conheceu quando disputou junto com Mario Covas o governo paulista pela primeira vez em 1994, no momento em que seu programa estava acabando. "Peguei o adversário", reagiu, quando viu as primeiras imagens do programa do PCO, de Rui Pimenta.

Apesar da trapalhada, Alckmin manteve o bom humor. Aproveitou para, acompanhado de assessores e de dois agentes da Polícia Federal - ele requisitou escolta policial no último fim de semana -, almoçar um prato feito de arroz, feijão, bife e salada. E cutucou seu principal adversário, o presidente Lula, ao comentar a ausência do petista no debate da TV Bandeirantes, anteontem. "Foi falta de respeito com o eleitor. Ele perdeu, perdeu por WO."