Título: Heloísa, de radical a doce mãe
Autor: Patrícia Villalba
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/08/2006, Nacional, p. A8

De radical e feroz a uma doce mãe brasileira de coração valente. É esse o começo da reconstrução da imagem da candidata do PSOL à Presidência, Heloísa Helena. Vencedora do sorteio que determinou a ordem de apresentação dos candidatos, a senadora abriu o horário eleitoral ontem agradecendo as flores e presentinhos que diz ter recebido em suas viagens pelo País.

Quem se acostumou às intervenções iradas da senadora alagoana nas CPIs não pode deixar de se surpreender com a imagem da agora candidata beijando crianças na rua e, mais ainda, abrindo sua entrevista no Jornal Nacional, no último dia 8, com um agradecimento pelas tais flores e presentinhos que recebe, chamando a apresentadora Fátima Bernardes de "meu amor" todo o tempo. Quem já teve a oportunidade de conversar com Heloísa Helena sabe que ela é capaz de ser uma mulher muito gentil, embora guerreira. O PSOL tenta unir essas duas faces na TV, mostrando a senadora como a mãe guerreira que ensinou os filhos que é proibido roubar. É uma saída para alguém que poderia ser carimbada como encrenqueira.

Com um slogan que rima presidente com coração valente, a senadora não perdeu a oportunidade de falar da infância humilde em Alagoas e da mãe, exatamente como costuma fazer o presidente Lula, com quem ela quer disputar o segundo turno.