Título: Aliados do tucano dão conselhos para candidatos de PSOL e PDT crescerem
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/07/2006, Nacional, p. A5

Na estratégia para fazer Geraldo Alckmin chegar ao segundo turno, tucanos e pefelistas contam com o crescimento das candidaturas de Heloísa Helena (PSOL-AL) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Os aliados de Alckmin sabem que a soma desses votos pode perfazer o total necessário para impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhe no primeiro turno.

A preocupação em ajudar o crescimento desses adversários é tão grande que o prefeito do Rio, César Maia (PFL), aliado de Alckmin, dedicou espaço em sua página na internet para mandar carta aberta e aconselhar Heloísa Helena a fazer ajustes na campanha e evitar perda de popularidade. Para Maia, o estilo da senadora passaria imagem de arrogância.

"Em pesquisas qualitativas de rua verificamos com preocupação que sua contundência na TV está passando da posição firme que todos reconhecem em você para uma percepção de arrogância", avalia Maia na carta.

"Cuidado, senadora. Na TV, se fala com voz escandida. A atenção aumenta quanto mais baixo se fale. Suavize a forma e mantenha o conteúdo. A voz escandida amplia a credibilidade do que se fala. No rádio sim a voz sobe e se comunica bem", aconselha o prefeito.