Título: Um dia de turista na cidade de Pedro, o Grande
Autor: Denise Chrispim Marin
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/07/2006, Economia, p. B1

Enquanto os líderes do G-8 se embrenhavam em pesadas discussões sobre o agravamento da crise no Oriente Médio e seus efeitos no setor energético, no isolado Palácio Constantino, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestiu sua jaqueta branca, com o brasão da República no peito, e foi desbravar três pontos turísticos de São Petersburgo. Lula aproveitou sua primeira visita à cidade fundada há 303 anos por Pedro, o Grande (1672-1725), e que se tornou capital da Rússia até a Revolução de 1917.

Lula fez uma curtíssima visita guiada às alas italiana, holandesa e russa do Museu Hermitage. Mas, em vez de usar a entrada oficial, ingressou por uma porta nos fundos do complexo, à beira do rio Neva. Em seguida, passeou em torno do monumento a Pedro I, o Grande, o czar responsável pela abertura da Rússia. Por fim, ouviu detalhadas informações de uma guia, em português, na Catedral de Santo Isaac, principal templo local da Igreja Ortodoxa Russa .

Lula seguiu no passeio ao lado de dona Marisa Letícia e dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. Museu que demanda mais de um dia de visita aos aficionados por artes plásticas, o Hermitage foi percorrido em 45 minutos pelo presidente e sua comitiva.

Trata-se de um complexo com 3 milhões de peças distribuídas em 1.057 salas, que foi construído nos séculos XVII e XVII e serviu como Palácio de Inverno da família real russa até 1917. Lula foi conduzido pelo guia Marc Hechaev, fluente em português, que o apresentou a obras do holandês Rembrandt - entre as quais, "O Retorno do Filho Pródigo" - e do espanhol Diego Velázquez e a salões exuberantemente adornados.

Lula percorreu o Hermitage calado. Mais ânimo demonstrou ao receber os aplausos de turistas mexicanos e espanhóis que visitavam o museu.

Debaixo de garoa, Lula percorreu a Praça do Senado (ou Praça dos Dezembristas), entre a Catedral de Santo Isaac e o Senado, onde posou para fotos diante da estátua de Pedro, o Grande. Animado, associou o codinome do czar exclusivamente à sua altura e escolheu como vítima da brincadeira o chefe do cerimonial do Planalto, embaixador Paulo César de Oliveira Campos, conhecido como POC. "POC, você nunca seria chamado de imperador porque você só tem um metro e sessenta (centímetros). Ele (Pedro I) tinha mais de dois metros."

Na Catedral de Santo Isaac, Lula cumprimentou o presidente do México, Vicente Fox, também mergulhado em visita turística. E encerrou seu circuito com um almoço em um restaurante italiano no hotel.