Título: Lula teme aliança de Chávez e países vizinhos, diz jornal
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/07/2006, Economia, p. B4

As desconfianças do governo brasileiro em relação ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ocuparam ontem lugar de destaque no jornal 'El Nacional', um dos principais de Caracas. Com a manchete "Controvérsia pelo ingresso da Venezuela no Mercosul", o diário afirma que, embora oficialmente o presidente Lula dê as boas-vindas ao país, nos bastidores teme uma aliança de Chávez com o Uruguai e o Paraguai para transformar o bloco sul-americano em instrumento de seu projeto político.

Na reportagem, o jornal classifica Chávez de sócio "desejado e temido" a um só tempo e observa que, na chancelaria brasileira, muitos acreditam que o líder venezuelano tenha planos de usar o Mercosul para consolidar a Alternativa Bolivariana para os Povos da América (Alba), proposta de mercado comum para os países latino-americanos se livrarem da dependência dos Estados Unidos. O projeto da Alba, até agora, reúne Venezuela, Bolívia e Cuba.

"O presidente Lula e alguns de seus principais colaboradores defendem que é melhor manter Chávez por perto para controlar seus eventuais destemperos", diz o 'El Nacional'. O diário sustenta que, embora o ingresso da Venezuela no Mercosul represente o reforço de um país com um PIB de US$ 120 milhões - "os brasileiros temem perder poder dentro de um bloco que vem enfrentando dificuldades nos últimos anos". O 'El Nacional' aponta ainda contradições entre o discurso e a prática do Brasil. Diz que, apesar de o chanceler brasileiro, Celso Amorim, queixar-se da "suposta" interferência venezuelana nas relações entre o Brasil e a Bolívia, "o governo Lula segue dando atenções ao mandatário da Venezuela".