Título: Vedoin põe mais dois na lista de suspeitos
Autor: Expedito Filho, Sônia Filgueiras
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2006, Nacional, p. A5
O empresário Darci Vedoin, um dos sócios da Planam, acrescentou mais dois nomes à lista de 90 deputados acusados no escândalo das ambulâncias: Salvador Zimbaldi (PSB-SP) e Philemon Rodrigues (PTB-PB). Vedoin contou o que sabe à Justiça Federal de Mato Grosso e o seu depoimento foi encaminhado à CPI dos Sanguessugas.
O empresário Ronildo Pereira, outro integrante do esquema, que também falou à Justiça em troca da redução de pena, complicou a situação da deputada Laura Carneiro (PFL-RJ), que já fazia parte da lista dos 90 investigados pela CPI.
Vedoin declarou à Justiça que acertou com Rodrigues o pagamento de 10% de comissão sobre emendas e destacou que o próprio deputado acertou a fraude nas licitações com os prefeitos. O dono da Planam contou, ainda, que mandou um funcionário entregar R$ 15 mil nas mãos do parlamentar, em seu gabinete. O Estado tentou contato com o deputado, ontem à noite, mas não obteve resposta.
No depoimento, Vedoin disse que fez acordo igual com Zimbaldi, estipulando 10% sobre o valor das emendas. O deputado negou qualquer relação com o esquema: "Denunciei a Planam aos prefeitos e os orientei que acionassem os órgãos competentes", reagiu, ontem.
No caso de Laura Carneiro, Pereira afirma que, através da assessora Jane Cleide Herculano de Siqueira, foi negociado o pagamento de comissão de 10%. Ele relata, ainda, repasses a assessores da parlamentar. Laura tem declarado que nunca negociou comissões com integrantes do esquema nem fez emendas em favor da máfia.