Título: Heloísa Helena vai abrir propaganda eleitoral
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2006, Nacional, p. A10

A candidata do PSOL à Presidência, senadora Heloísa Helena (AL), vai abrir o horário eleitoral gratuito de rádio e TV, que começará a ser veiculado dia 15. A ordem de apresentação das campanhas dos candidatos a presidente foi definida ontem, em sorteio feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O sorteio do TSE vale para a ordem de veiculação do primeiro dia da propaganda eleitoral. Em seguida, é adotado esquema rotativo. O candidato cujo programa é exibido por último em um dia será o primeiro do dia seguinte, em rodízio.

Pela ordem sorteada ontem, Heloísa será seguida de José Maria Eymael (PSDC), Geraldo Alckmin (PSDB), Rui Pimenta (PCO), Cristovam Buarque (PDT), Luciano Bivar (PSL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ana Maria Rangel (PRP). A candidatura de Ana Maria ainda está sub judice. Foi impugnada pelo Ministério Público Eleitoral e pelo vice-presidente de seu partido, mas ela está recorrendo no TSE.

A propaganda eleitoral gratuita será veiculada no rádio e na TV até 28 de setembro. A parte relativa às campanhas presidenciais será transmitida às terças, quintas e sábados. Os programas têm 25 minutos de duração. Os candidatos terão ainda direito a 6 minutos diários para inserções - pequenos anúncios no meio da programação, como se fossem anúncios comerciais.

O TSE divulgara há duas semanas o tempo a que cada candidato terá direito. Mas isso foi revisto ontem, com a entrada de Ana Maria Rangel. E pode voltar a mudar se ela ficar definitivamente fora da disputa.

Alckmin terá mais tempo do que Lula. Serão 10 minutos e 13 segundos, contra 7 minutos e 12 segundos do petista. Os dois têm juntos quase três quartos do tempo. Os programas de Cristovam tomarão 2 minutos e 14 segundos. Eymael e Bivar terão 1 minuto e 6 segundos cada; Heloísa, Pimenta e Ana Maria, 1 minuto e 2 segundos. As inserções serão distribuídas seguindo a mesma proporção - definida levando em conta oito candidaturas, o que pode mudar.

Na divisão do tempo, há dois critérios principais. Dois terços são distribuídos conforme a proporção de deputados federais que o partido ou a coligação elegeu em 2002; o outro terço é dividido igualmente entre todos os candidatos a presidente.