Título: Meta fiscal vale aposta com Bresser Pereira
Autor: Marcelo Rehder
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/08/2006, Economia, p. B4

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou ontem qualquer possibilidade de o País ingressar em uma crise fiscal, como alertam alguns especialistas em contas públicas.

Mantega voltou a garantir que o governo irá cumprir a meta de superávit primário (resultado de receitas menos gastos, sem considerar o pagamento de juros) deste ano, em 4,25% do PIB.

Ele chegou a apostar uma caixa de vinhos estrangeiros com o ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira.

"Eu apostei uma caixa de vinhos importados com o meu colega Bresser Pereira, que andou falando que duvidava que íamos cumprir a meta este ano. Ele vai poder pagar a um câmbio bastante conveniente", disse o ministro.

Mantega afirmou que não há risco de crise fiscal. "Eu ouço essa história da iminência de uma crise fiscal há vários anos e a experiência tem mostrado que ela é uma profecia que não se realiza."

O ministro informou que a meta de superávit primário em 4,25% do PIB será mantida para os próximos anos, caso o presidente Lula seja reeleito. Segundo ele, em breve o País deverá alcançar superávit nominal (que considera as despesas com juros).