Título: Heloísa diz que acabará com currais eleitorais
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/07/2006, Nacional, p. A6

A senadora Heloísa Helena (PSOL) acusou seus dois principais adversários na disputa presidencial - Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) - de ter ¿uma visão preconceituosa e inaceitável em relação ao povo do Nordeste¿ e de falar ¿quase que diariamente para a imprensa¿ que o Nordeste pertence a eles.

¿Isso nos obriga a ajudar o povo do Nordeste a arrancar a cerca dos currais eleitorais daqueles que ousam tentar ser donos das mentes e dos corações do Nordeste¿, afirmou ontem, em Natal (RN), durante o encerramento de quatro dias de campanha pelos Estados da região.

A declaração demonstra que a senadora está animada com o resultado da última pesquisa de intenção de voto, realizada pelo Datafolha, que aponta crescimento de 6% para 10% da senadora na preferência do eleitor.

Heloísa acusou seus rivais de se considerarem poderosíssimos e de ¿alardearem¿ que têm boa intenção de voto na região, ¿pois aqui tem pessoas com pouca capacidade de conhecimento e de entendimento¿.

¿Eu sei que o Nordeste não é curral eleitoral de ninguém¿, prosseguiu. ¿Eu, como nordestina e sertaneja, estou muito bem acostumada a - com minhas próprias mãos de mulher e de mãe - arrancar as cercas eleitorais. Estou aqui para isto¿, insistiu, reconhecendo que tem o pior desempenho nas pesquisas da região, apesar do crescimento registrado. Sobre o assunto, ironizou: ¿Nem diga isso, porque esses homens já estão neuróticos. Estou muito feliz com o crescimento, mas, por favor, não mande matar nem mande fazer nada, porque está demais. A reação de algumas personalidades políticas, especialmente do governo, tem sido de uma perversidade que só não machuca nossos corações porque estamos acostumados a enfrentar as dificuldades e os gigantescos obstáculos.¿ Para ela, a atitude dos governistas teria ultrapassado a ¿posição reacionária, arrogante e intolerante¿ e passado para a mentira. ¿Mas não quero bater boca com os empregadinhos-ministros do presidente Lula¿, atacou, cobrando ¿debate franco e democrático com o presidente¿.

Além da disparidade de estrutura da campanha, a senadora reclamou da diferença de tempo na TV e disse que espera poder expor suas idéias nos debates que acontecerão.

Devido ao horário de seu vôo, Heloísa suspendeu o corpo-a-corpo em Natal, mas fez carreata e discursou por dez minutos - em geral, costuma falar por mais de meia hora. Mesmo rouca, voltou a atacar seus adversários. ¿Eles estão mentindo muito. Dizendo que a gente não defende a universidade pública, que a gente vai acabar com o Bolsa-Família. Não sou contra, mas é inaceitável que o Bolsa-Família seja usado como mecanismo eleitoreiro.¿